A alimentação ideal - I

Uma hora depois de comer, todos os frutívoros, que saibam cumprir os deveres da mastigação recomendada por Fletcher nos seus livros modelares, já não têm nada no estômago. Mas só cinco horas mais tarde é que torna a haver vontade de comer. Feliz de quem, por saber comer, poupa o seu organismo.

Quem quiser mastigar bem, precisa de ter em vista que os alimentos só se devem engolir depois de reduzidos, pela mastigação, a uma papa mole. Para isso é que temos dentes.

Sabe-se por que motivo os dentes cariam. Porque se utilizam de preferência alimentos cozinhados, sobretudo açúcar.

O açúcar dissolve principalmente o esmalte dos dentes. Países que usam bolos e doces, chás e cafés açucarados servem para os dentistas terem muito que fazer e ganhar. A queda dos dentes, num grande número dos casos, é sinal de velhice precoce.

Os frutos podem ralar-se, amassar-se e mesmo esmagar-se. Ainda assim é preciso dar-lhes as voltas necessárias na cavidade bucal com o auxílio das mandíbulas e da face interna das bochechas, antes de os fazer seguir para o estômago, onde demoram o tempo de continuar a sua trajectória cíclica através do tubo digestivo.

Os crudívoros, ou melhor, os frugívoros, comem também folhas de plantas e raízes, e tubérculos, em salada. Esses alimentos/remédios, que possuem muitas vitaminas, são excelentes para darem ao organismo os sais necessários à vitalização dos nervos, músculos e ossos…

Uma salada de alface com cebola, temperada com azeite virgem e sumo de limão, é um depurativo e um calmante excelente.

Com o uso contínuo dos agriões, da alface, da cebola e também de frutos crus, alguns doentes acham-se curados de mil incómodos herdados ou adquiridos.

Não é tão difícil como se pensa regenerarmo-nos pela dieta edénica.

Qualquer pessoa, bem dirigida, pode iniciar a uma refeição este regime e à outra comer vegetais cozinhados a vapor, bem como saladas várias, café de cevada, pão completo ou côdea de pão vulgar torrada.

Sem dúvida que as pessoas abastadas não querem assim proceder, porque, para muita gente, comer de tudo representa o maior dos prazeres.

Entretanto, a dieta de frutas devia ser a salvação da humanidade, porque é isenta de venenos e modifica a constituição celular, normalizando o organismo e purificando o sangue corrompido.

É necessário, para congregar os benefícios da cura, iniciá-la logicamente, segui-la devagar, e com criteriosa persistência.