Condições de causas de demência

Foram identificadas várias outras condições que podem causar a demência ou sintomas que se pareçam com a demência. Muitas destas condições são reversíveis se receberem o tratamento adequado.

As reacções aos medicamentos que, por vezes, podem causar ou ter efeitos secundários que imitam a demência. Estes efeitos secundários parecidos com a demência, podem ocorrer como reacção a um só medicamento ou como resultado de interacção entre diferentes medicamentos. Podem surgir subitamente ou desenvolver-se através do tempo.

Os problemas metabólicos e as anormalidades endócrinas, como problemas da tiróide, podem produzir a apatia, depressão ou demência. A hipoglicémia, em que não entra suficiente açúcar na corrente sanguínea, pode causar confusão ou alterações da personalidade.

Demasiado pouco ou uma quantidade de sódio ou cálcio, pode desencadear alterações mentais. Algumas pessoas têm uma capacidade para absorver a vitamina B 12, o que cria uma condição chamada anemia perniciosa, que pode causar alterações da personalidade, irritabilidade ou depressão.

As deficiências nutritivas resultam, frequentemente, da falta de tiamina (vit. B 12), causada pelo alcoolismo crónico e podem produzir uma grave deterioração de diferentes áreas da capacidade mental, sobretudo a capacidade neurológica chamada pelagra, que pode incluir a demência. As deficiências da vitamina B 12 estão também relacionadas, nalguns casos, com a demência.

Muitas vezes, as infecções podem causar sintomas neurológicos, incluindo confusão ou delírio, por efeito da febre ou como resultado doutros efeitos secundários e quando o corpo luta para vencer a infecção. As meningites e as encefalites, que são infecções cerebrais ou da membrana que cobre o cérebro, podem causar confusão, demência súbita e severa, retraimento social, juízo impedindo a perda de memória.

A sífilis não tratada também pode danificar o sistema nervoso e causar demência. Em casos muito pouco comuns, a doença de Lyme pode causar problemas da memória e do pensamento.

As pessoas em etapas avançadas da SIDA também podem desenvolver uma forma de demência. As pessoas com um sistema imunológico comprometido, tais como as que sofrem de leucemia e de SIDA, podem também desenvolver uma infecção chamada leucoencefalopatia progressiva, multifocal. Esta, é causada por um poliomavirus comum, o vírus JC, e pode causar danos ou destruição da veia de mielina, que envolve as células nervosas. Pode causar confusão, dificuldade para pensar ou falar e outros problemas mentais.