Formação da Equipa e Plano de Actuação


A criação duma equipa multidisciplinar é indispensável.

- Enfermeiro
- Técnica do Serviço Social
- Monitor
- Auxiliares
- Voluntários

a) Por mais paradoxal que possa parecer, não se omite, de modo algum na equipa, quer o Neuropsiquiatra, Clínico Geral ou Psicólogo. Bem pelo contrário. Mas, como todo o usuário apoiado pela PORTUSASAS, e como citado no ponto (7), isso acontece de forma automática e imprescindível.
b) A inclusão dum Terapeuta Ocupacional, assim como dum Técnico de Reabilitação e Inserção Social, serão contempladas sempre que exigidas.

Funções de cada Profissional

Enfermeiro: Coordenador da Unidade e responsável pela satisfação das necessidades humanas fundamentais, pela promoção da máxima independência no desempenho das actividades da vida quotidiana, assim como na adaptação funcional às limitações do usuário, tendo como base os cuidados de enfermagem.

A Assistente Social é aquela que dá resposta aos problemas de natureza pessoal e social do “cliente” e suas famílias. No desempenho das suas funções, gozará de toda a autonomia na utilização duma variedade de práticas e técnicas para a resolução dos problemas apresentados.

O Monitor, realiza actividades de ocupação com os utentes nas vertentes lúdicas, artística e cultural, visando a socialização e a ocupação.

Os Auxiliares apoiam, duma forma geral, o trabalho das valências na Unidade e no domicílio – se for o caso – assegurando a manutenção e limpeza, quer num quer no outro espaço.
Acompanham os “clientes” no dia-a-dia, garantindo e promovendo a dignidade e a qualidade de vida dos velhos.

Os Voluntários são as pessoas que oferecem o seu tempo livre para desenvolver actividades – ocupação e lazer – com os usuários.

A PORTUSASAS pretende dar uma resposta eficaz e especializada a toda esta problemática, pretendendo contar, para isso, com uma equipa multidisciplinar, que articule diferentes saberes e experiências, fazendo vincar a filosofia de que envelhecer vivendo é preciso, belo e possível.