Demências e diagnósticos

Os pacientes com a doença de Alzheimer vivem em média entre 8 a 10 anos depois do diagnóstico. No entanto, algumas pessoas vivem até 20 anos. Os pacientes com a doença de Alzheimer, muitas vezes morrem de pneumonia aspiratória, porque perdem a capacidade para se alimentar naturalmente nas etapas finais da doença.

A demência vascular é a segunda causa mais comum de demência, depois da doença de Alzheimer. É a causa de até 20% de todas as demências e tem origem em danos cerebrais, produzidos por problemas vasculares cerebrais o cardiovasculares, geralmente enfartes cerebrais.

Pode também ocorrer, ou ser resultado de doenças genéticas, endocardite (infecção duma válvula cardíaca) ou a angiopatia amiloideia (um processo no qual a proteína amiloideia se acumula nos vasos sanguíneos do cérebro, muitas vezes causando hemorragias cerebrais. Em muitos casos, pode coexistir com a doença de Alzheimer. A incidência da demência vascular aumenta com a idade avançada e é similar em homens e mulheres.

Os sintomas da demência vascular, apresentam-se subitamente, frequentemente depois dum AVC. Os pacientes podem ter um historial de pressão arterial alta, uma doença vascular ou prévios AVC, ou ataques cardíacos.

A demência vascular pode não piorar com o tempo, dependendo se a pessoa tem ou não novos AVC. Nalguns casos, os sintomas melhoram com o tempo.

Quando a doença piora, muitas vezes progride de forma escalonada, com súbitas alterações na capacidade. Esta demência, com danificação no mesencéfalo, todavia, pode causar uma deterioração cognitiva gradual, que pode parecer-se com a doença de Alzheimer. A diferença dos que sofrem da doença de Alzheimer é que as pessoas com demência vascular, muitas vezes conservam a sua personalidade e níveis normais de resposta emocional, até que alcançam as etapas mais avançadas da doença.

As pessoas com demência vascular podem sair a vaguear durante a noite e por vezes têm outros problemas que no comum se encontram em pessoas que já sofreram um AVC, incluindo depressão e incontinência.

Há vários tipos de demência vascular, que podem variar ligeiramente no respeitante às causas e sintomas.