Factos sobre o Alzheimer

Conhecem-se dois tipos de doença de Alzheimer: a familiar (FAD) e a esporádica. Embora seja certo que a familiar é transmitida pelos genes, tal só se verifica em 5% dos casos.

Os restantes 95% são esporádicos e podem ser causados por uma série de factores, incluindo um regime alimentar rico em gorduras e o ambiente.

Os médicos são de opinião que um estilo de vida saudável e o abandono de hábitos menos saudáveis, antes dos 40 anos, ajudam a reduzir o tipo desta espécie de Alzheimer.

A grande maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer têm mais de 60 anos e o risco aumenta com a idade. No entanto, pessoas na casa dos 30, 40 e 50 anos podem desenvolver a doença.

Pensa-se que a forma precoce da doença pode estar de algum modo relacionada com a FAD.

Os sintomas de Alzheimer não devem ser ignorados em nenhuma idade, devendo consultar-se o médico se se detectar algum dos seguintes sintomas:

• Confusão ao realizar tarefas diárias.
• Confusão na forma de lavar a louça.
• Colocar os objectos fora dos lugares habituais.
• Meter as chaves do carro ou da casa no frigorífico.

Ou quaisquer outros comportamentos invulgares que sem qualquer explicação vão sendo cada vez mais frequentes.

Embora a doença atinja ambos os sexos, parece atingir mais as mulheres que, por exemplo no Canadá, são de 68% num universo de 350 mil afectados.

Os investigadores pensam que as mulheres sofrem mais frequentemente de Alzheimer que os homens porque, em média, vivem mais seis anos que eles.

Uma em cada 13 canadianas com mais de 65 anos tem Alzheimer ou uma demência relacionada, mas o número sobe para uma em cada três com mais de 85 anos, pelo que a longevidade das mulheres é um factor de risco importante para a doença.

Para além da idade não se conhecem razões para as mulheres sofrerem mais de Alzheimer que os homens.

Alguma perda de memória faz parte do envelhecimento, com o Alzheimer não. Embora a doença pressuponha perda de memória, também se caracteriza por outros sintomas distintos, como:

• Perda de capacidade de raciocínio.
• Desorientação no tempo e no espaço.
• Alterações de memória e de comportamento.

A doença de Alzheimer afecta a capacidade de uma pessoa funcionar no dia-a-dia.

Tarefas simples, como lavar os dentes ou utilizar o microondas, transformam-se num desafio, o que contribui para súbitas alterações de humor, que os doentes de Alzheimer por vezes evidenciam.