Humores

Os humores possuem análoga especificação que se manifesta por certo efeito do soro sanguíneo dum indivíduo sobre as células doutro.

Sob a influência do soro, os glóbulos vermelhos aglutinam-se por vezes uns aos outros. Este fenómeno provocava outrora acidentes após a transfusão de sangue.

É, portanto, indispensável que os glóbulos do homem que dá o seu sangue não sejam aglutinados pelo soro do paciente.

Segundo uma notável descoberta de Landsteiner, os seres humanos dividem-se em quatro grupos, cujo conhecimento é essencial para o bom resultado da transfusão.

O soro dos membros de alguns destes grupos, aglutinam os glóbulos dos membros de alguns dos outros.

Há também um grupo de dadores universais cujas células não são aglutinadas pelo soro de nenhum dos outros grupos: o seu sangue pode ser impunemente misturado com todos os outros sangues.

Estes caracteres persistem durante toda a vida, e transmitem-se hereditariamente, segundo a lei de Mendel.

Existem cerca de trinta subgrupos cuja influência recíproca é menos acentuada, e sem importância para a transfusão.

Não obstante, indica a existência de semelhanças e diferenças entre grupos mais restritos. O teste da aglutinação dos glóbulos sanguíneos pelo soro, embora duma grande utilidade, é ainda imperfeito.

Põe em evidência certas diferenças entre categorias de indivíduos, mas não revela os caracteres mais subtis que distinguem uns dos outros os indivíduos de cada categoria.

Os resultados da transplantação dos órgãos evidenciam estes caracteres específicos dos indivíduos. Mas não há métodos que permitam distingui-los facilmente.

A injecção repetida de soro dum indivíduo nas veias doutro que pertença ao mesmo grupo sanguíneo não provoca qualquer reacção, qualquer formação dum anticorpo, digna de registo. É por esta razão que um doente pode suportar uma série de transfusões.

Neste caso, os humores não reagem contra os glóbulos nem contra o soro do sangue recebido.

É, contudo, provável que processos suficientemente delicados permitam pôr em evidência as diferenças individuais reveladas pela transplantação dos órgãos.

Esta especificação dos humores deve-se a proteínas e a certos grupos químicos designados por Landsteiner com o nome de hapténicos.

Os hapténicos são substâncias gordas e açucares. Quando combinadas com uma matéria proteica, o composto, injectado num animal, provoca o aparecimento de novas substâncias no soro, os anticorpos.

É da combinação interior das grandes moléculas resultantes da combinação dum hapténico e uma proteína que depende, provavelmente, a especificação do indivíduo.