Recursos da comunidade

Torna-se cada vez mais urgente criar programas de apoio aos doentes de Alzheimer e outras demências, e, a seus familiares. Serviços gratuitos que se disponibilizarão para colaborar com Centros de Terceira Idade ou famílias com dificuldades económicas, em casa ou em locais de ajuda.

Os grupos de apoio para os pacientes na fase inicial da demência ou da doença de Alzheimer, podem dedicar-se basicamente ao intercâmbio de informações, ou também a oferecer uma série de actividades criativas e recreativas, como passeios planificados. Na comunidade também se encontrarão, para além dos grupos de apoio, programas educativos para os cuidadores, nos quais podem participar os familiares e amigos que ajudam os pacientes de alguma forma.

Em certos locais há oportunidades de prestar voluntariado para auxiliar os pacientes da doença de Alzheimer.

A possibilidade de se expressar em obras de cerâmica, pintura ou outras actividades, a fotografia por exemplo, pode permitir ao doente a projecção da sua personalidade.

Nos programas de dia devem incluir-se actividades como a arte, a música, a jardinagem, o exercício físico, grupos de debate e a ajuda quanto às suas necessidades de saúde física.

Ajudar os profissionais de saúde, ajudando na manutenção do vigor físico e a capacidade de coordenação.

Insiste-se ser essencial que a pessoa, a quem foi diagnosticada a demência ou doença de Alzheimer, prepare rapidamente um poder notarial para a atenção à saúde e um poder notarial para a parte financeira. Um procurador.

Devem ser prestados todos os apoios jurídicos de baixo custo, ou até gratuitos, aos anciãos.

Os trabalhadores especializados na atenção aos pacientes de Alzheimer podem prestar informações, ajuda nos momentos de transição, apoio emocional e orientação na procura de instituições da comunidade.