Medidas físicas

O direito dos pacientes estarem livres de sujeição mecânica, importa por razões de disciplina ou de consciência, e que não está indicada para o tratamento de sintomas recolhidos na história clínica, inclui-se no termo medidas físicas.

A sujeição mecânica não deve ser usada, a menos que exista uma clara documentação sobre a realização de importantes esforços para identificar e corrigir factores tratáveis que causam ou contribuem para o problema, ou que os meios prévios para evitar a sujeição tenham fracassado ou que a sujeição possibilite ao paciente alcançar ou manter um maior nível de função. Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assim como os monitores, devem ser consultados sobre se a sujeição mecânica é necessária para alcançar uma melhor posição ou mobilidade. Em qualquer caso, o paciente ou o familiar deve consentir o uso desta sujeição.

O paciente tem direito à administração de tratamento médico e cuidados de enfermagem, a uma existência digna, à autodeterminação e comunicação com pessoas ou serviços.

Os Centros de Dia ou Lares devem ajudar e promover os direitos de cada paciente na manutenção da privacidade, bom tratamento e a comunicação com a família, mediante visitas planificadas.

O ancião com a demência ou doença de Alzheimer é um ser humano cujo processo de envelhecimento se comportou de forma anormal e como todo o ser humano necessita de atenção, o que requer uma grande dose de humanidade até ao seu estádio final

Estes pacientes têm de estar livres de meios de sujeição mecânica, ou física. Em qualquer caso, os terapeutas e, nalguns casos psicoterapeutas, devem ser consultados, mas deve ter-se a aprovação do paciente ou do familiar.

Deve ajudar-se a proteger e promover os direitos de cada paciente na manutenção da privacidade, na ausência de abusos e respeitar todos os seus direitos.

A deterioração cognitiva pode limitar a comunicação e a autodeterminação, mas os pacientes devem receber os cuidados e serviços necessários para alcançarem o maior nível de bem-estar físico, psíquico, mental e social, de acordo com uma avaliação exaustiva e um plano de cuidados estabelecido com tigor científico e humanista.

Summary
Individual aging has been present in all periods of social development as a topic of interest for philosophy, art and medicine. However, in modern society, at the beginning of the XXI century, it is observed a singular situation in which persons surpass the chronological barriers man has established as an aging stage, turning population aging into one of the most important challenges for modern society. The importance attained by this population sector demands an increasing moral commitment from health professionals and, in particular, from nurses. A bibliographic review was made to stress the ethical principles ruling the work of the gerontology nurse. The research was carried out from January to July, 2001. The updated national and international literature were reviewed during this period. The ethical principles of nursing connected with the attention to the older adult with Alzheimer's disease were similar. These results show that assistance is needed in the aging process and that the nurse characterized by her humanitarianism fulfills faithfully the ethical principles supporting the nursing practice..

Subject headings: ALZHEIMER DISEASE/mersing; AGING; NURSING CARE; ETHICS, MEDICAL; ETHICS, NURSING; AGED; NURSING, PRACTICAL.