Resumindo

A doença de Alzheimer é um transtorno neurológico que provoca a morte das células nervosas do cérebro. Geralmente começa paulatinamente e os seus primeiros sintomas podem atribuir-se à velhice e ao esquecimento comum.

À medida que a doença avança, vão-se deteriorando as capacidades cognitivas, podendo surgir alterações da personalidade, assim como comportamentos problemáticos.

Estima-se que nos Estados Unidos há quatro milhões de pessoas às quais foi diagnosticada a doença de Alzheimer, que se apresenta com maior frequência entre as pessoas com mais de 65 anos de idade; no entanto, pode também afectar pessoas muito mais jovens.

A incidência da demência aumenta rapidamente depois dos 65 anos. Em 1998, a percentagem de pessoa as idosas com transtornos moderados ou graves de memória, ia desde 4% no grupo dos 65 aos 69 anos e até 36% entre anciãos de 85 ou mais anos.

A doença de Alzheimer é a nona causa mais importante de morte entre pessoas de 65 ou mais anos de idade.

Estima-se que os custos directos e indirectos da atenção aos pacientes com a doença de Alzheimer ascendem, nos Estados Unidos, a cem mil milhões de dólares anuais.

Segundo estimações da Associação da doença de Alzheimer, o custo médio anual dos cuidados a cada paciente nos USA ao longo da sua vida, é de aproximadamente 174 mil dólares.

Os pacientes com doença de Alzheimer vivem em média, aproximadamente oito anos depois do diagnóstico, embora alguns possam viver até vinte anos.

Com o fim de ajudar a entender as alterações que ocorrem com o avanço deste mal, a doença de Alzheimer divide-se em três etapas: inicial, intermédia e avançada. Não obstante, é importante recordar que a evolução dos sintomas difere duma pessoa para outra, e que cada etapa se desenvolve gradualmente ao longo de vários anos. Além disso, é raro que os pacientes tenham “dias bons” e “dias maus”.

Por exemplo, na etapa inicial, é possível que o paciente não mostre nenhum sintoma á segunda-feira, mas pode acontecer que no dia seguinte não se recorde do nome dos seus familiares nem saiba encontrar o leite no frigorífico.